quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pensando...


AS PESSOAS ACHAM DIFÍCIL FAZER A COISA CERTA.

NÃO É DIFÍCIL FAZER O CERTO.

O DIFÍCIL É SABER O QUE É CERTO.

...

QUANDO SE SABE O QUE É CERTO,

FICA DIFÍCIL NÃO FAZÊ-LO.

ESSA NOITE EU TIVE UM SONHO...


Sonhei que...

Eu...

Vou tentar lembrar...

Ah, já sei!

Não... não sei.

Foi um sonho tão louco...

tão engraçado...

Depois, ficou parecendo filme de suspense

Eu correndo...

mas... pra onde?

E de quem?
...
Deixa pra lá!

De repente,

Estou num lugar lindo!

Com pessoas que amo,

meus amigos, meu familiares...

Não lembro de ter visto seus rostos,

mas, sinto que eles estavam lá

...

...

Ah, não consigo lembrar...

Mas foi muito bom.




O PASSADO NÃO É GAIOLA...


Há tantas pessoas que, porque um relacionamento, ou um emprego, uma aventura... não deu certo, têm medo de arriscar, de tentar mais uma vez. E assim, ficam presas ao passado, ao invés de vê-lo como construtivas experiências.

O PASSADO NÃO É GAIOLA, É CHAVE!

Use-o para abrir as portas que aparecem a sua frente todos os dias.

Não tenha medo do que irá encontrar quando abri-las.

Geralmente, encontramos ainda mais obstáculos, dificulades, oposições... mas não podemos desistir de seguir em frente.

Devemos lutar contra os nossos medos, porque "de todos os mentirosos do mundo, às vezes, os piores são nossos próprios medos." (Rudyard Kipling)

Então, abandone o medo e use a CHAVE como SABEDORIA e ESTRATÉGIA para chegar lá.

É. Lá aonde você quer ir!

"Não temas, porque Eu sou contigo. Não te assombres, porque Eu sou teu Deus. Eu te ajudo e te sustento..."
Por Juliane Pontes

PODERIA TER SIDO TÃO DIFERENTE...


Ontem vivi uma situação inconfortável, constrangedora, péssima... Poderia ter sido tão diferente... TUDO POR CAUSA DO ORGULHO! Aquele tipo de orgulho em que não se dá o braço a torcer, sabe? Em que não se reconhece que você está errado e ponto! Aff!

Infelizmente não posso lhes contar o que aconteceu... Mas por causa do orgulho de uma pessoa, o grupo todo ficou mal... Por causa dele (o orgulho), não sabíamos nem como conversar... ficamos todos em silêncio, apesar de esse não ser nosso desejo. Olhávamos uns para os outros, tentando reverter aquela situação, mas não deu...

Pois é, "O orgulho divide os homens; a humildade une-os." (Henri Lacordaire). Se ela tivesse deixado o orgulho de lado...

....

....

....

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

APENAS VIVA!!!!!!

"NÃO SE PREOCUPE EM ENTENDER. VIVER ULTRAPASSA TODO O ENTENDIMENTO."

CLARICE LISPECTOR



Por Juliane Pontes

A palavra de Deus nos diz: "O que Eu faço, não sabes tu agora, mas o saberás depois."
Tanta coisa, boa ou ruim, acontece, ou não, com a gente e a gente só faz reclamar, não é mesmo? Mas... quantos livramentos não já tivemos por um atraso? Quantas vezes, alguns dias ou anos depois de algo que você havia considerado um absurdo, terrível, detestável, um mico, sei lá... você olhou para trás e viu aquele mesmo fato de outra forma, vendo o que aquilo lhe trouxe de bom! Um pouco mais de vida, experiência, maturidade, flexibilidade, agilidade, paciência...

Às vezes, algo ruim aproxima ou transforma pessoas. Não que Deus precise fazer algo ruim para gerar algo bom. Mas coisas ruins acontecem. E aí Ele procura aproveitar aquele fato para o bem.
Tá, aí você diz, por exemplo: "Qual é o lado bom de toda aquela tragédia do Haiti?" Há sim.

Se por um lado há tanto sofrimento, calamidade e miséria... Por outro, ação, solidariedade, trabalho conjunto, mudança de pontos de vista com relação ao valor da vida, aproximação Àquele que criou o mundo e tudo que nele há (Deus), arrependimentos dos erros ou do que não foi feito, mas deveria ter sido, enfim, as pessoas passam a aproveitar a vida da melhor forma, cada minuto... Infelizmente, algumas pessoas, ou a maioria, só acordam para a Vida quando algo assim acontece.

Não devemos esquecer, porém, que há ainda uma pequena parcela de pessoas que acorda quando algo muuuuiiiiiito bom acontece. Bem melhor assim! Só alegria.

Mas que possamos Viver, sem se preocupar em entender. Que deixemos nossas vidas serem guiadas pela vontade de Deus, mesmo que não entendamos...

Jesus é o caminho, a verdade e a Vida!

Então, apenas viva!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

LEIAM "A CABANA"



Por Juliane Pontes
Lembro a primeira vez que vi o livro. Estava numa livraria, olhando os livros, quando este me chamou atenção.

"A cabana" . Fiquei logo curiosa para saber sobre o que se tratava .

O autor é William P. Young , canadense, e seu maior sucesso é este livro que vendeu em torno de 2 milhões de cópias pelo mundo.
Vi, na contra-capa, um comentário de Michael W. Smith, um cantor que gosto muito, a respeito do livro, dizendo que ele deveria ser lido como uma oração. Isso me deixou ainda mais instigada a ler. Não comprei o livro neste dia. Os dias se passaram e, uma vez ou outra, eu via alguém lendo ou ouvia alguém falando sobre sua história.

Diziam que a história era linda. Além disso, estava em PRIMEIRO LUGAR NA LISTA DOS MAIS VENDIDOS DO THE NEW YORK TIMES!

Então, no meu aniversário, quando me perguntaram o que eu queria, logo respondi... Ganhei o livro, comecei a ler, e quanto mais eu lia, mais eu queria continuar... estava realmente envolvida. Havia momentos excitantes, de suspense, de imensa tranquilidade, de alegria, tristeza... como a vida! O personagem principal, Mack, não se confomava com o assassinato de sua filha mais nova e depois dessa tragédia tinha como sua fiel companheira "A Grande Tristeza".

De repente, Mack recebe um bilhete para que ele fosse encontrá-lo na cabana, assinado por Papai ,termo usado por sua esposa, quando se referia a Deus ...

Enviaria Deus um bilhete para alguém? Ou seria uma bricadeira de péssimo gosto? Ou... quem sabe o assassino de Missy?

Mack não pôde conter sua curiosidade e foi, preparado para um acerto de contas...

Você não pode deixar de ler "A cabana" e, a cada página, sentir Papai falando com você!

O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA PACIÊNCIA


Por Juliane Pontes
Você pode estar se perguntando: "O temor do Senhor não é o princípio da sabedoria?"É. É sim. Você está certíssimo. Está escrito em Provérbios 9.10. Mas, no mesmo livro, no capítulo 1 e versículo 7, está escrito: "O temor do Senhor é o princípio da ciência..." Você ainda não está entendendo nada, não é? rsrsrsrs Tudo bem, vou explicar. Eu estava lendo a Bíblia e quando li esse versículo, li assim: "O temor do Senhor é o princípio da paciência..." Não sei se foi o sono ou o o quase imperceptível desvio que tenho no olho esquerdo que me atrapalhou, mas li desse jeito. Então, assim que li, parei para refletir, compreender melhor e, embora estivesse achando um pouco estranho nunca ter ouvido ou lido isso antes, a afirmativa pareceu-me bastante lógica. Porque... Pensem bem... Na maioria das vezes, se não todas, o que nos ajuda a esperar por algo com paciência é justamente o temor do Senhor.Esse sentimento de respeito e reverência ao Todo-Poderoso mantém nossa fé firme , ainda que, por vezes, pequena, para continuarmos esperando o que tanto almejamos sem agirmos por nossa própria vontade, mas esperando sempre por Suas instruções. Esse reconhecimento de que só Ele é poderoso e fiel para tornar o impossível possível dá uma guinada na nossa desfalecida fé e renova nossas forças para continuarmos aos pés de Cristo, confiantes, porque cremos que Ele é galardoador dos que o buscam. Ora, se o temor do Senhor mantém a nossa fé enquanto ela é provada, e a prova da nossa fé produz paciência, então, por que não dizer que o temor do Senhor é o princípio da paciência?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Teologia do Nissim Miojo


Por Leonardo Gonçalves

Hoje, ao chegar da igreja, minha digníssima esposa deu-me a grata nova de que não tinha nada pronto pra comer, e que estava muito cansada para cozinhar. Logo eu, como marido compreensívo e bondoso (leia-se: banana!), resolvi sair e comprar algo alternativo para comer. Entrando na mercearia do “Seu Alfredo”, passeei os olhos pelas prateleiras coloridas até achar o tal do Nissim Miojo: rápido, prático e econômico.

Pensei: É isso que eu preciso! Dois copos e meio de água na panela e em três minutos está pronta a refeição. É claro que aquele troço é cheio de química, tem um bilhão de conservantes, e leva em sua composição o temível e cancerígeno glutamato monossódico, mas... quem pensa nisso na hora de comprar? Na hora da fome, o que vale é a satisfação imediata. A promessa de refeição em três minutos definitivamente falou mais alto. Comprei, paguei, “cozinhei” e comi. Que delícia! Estava muito bom mesmo. Pena que o desgramado do macarrãozinho vem num pacote tão miserável. Resultado: comi, mas ainda fiquei com fome.

Com a promessa de satisfação imediata, de bençãos em três minutos, de vitória financeira e emagrecimentos miraculosos, os fabricantes do Nissim Miojo da fé abarrotam as gôndolas do mercado religioso com seus pacotes coloridos, porém altamente nocivos para a nossa saúde espiritual. Porém, o consumidor não está nem aí para o fato do alimento ser intoxicante, provocar gases e até mesmo infecção intestinal nas crianças: ele quer o prazer imediato. E aí, enche as “fuças” com o miojão! O pior de tudo é que, assim como eu, o consumidor do miojo da fé nunca sai da mesa satisfeito. Miojo é até gostoso, mas não “enche”.

Querido amigo: não caia na onda do miojo da fé. A propaganda é bacana, a promessa é interessante, mas assim como o verdadeiro miojo, o Nissim Miojo da fé também deixa a desejar. Alimente-se da genuína palavra de Deus, e não se iluda com esse evangelho barato que promete carrões, casas e dinheiro fácil, pois isso é cascata. Nunca vi anjo jogando mala de dinheiro do céu pra ninguém! Diga não ao miojo da fé: O pacote pode até ser bonito, mas o conteúdo não é compatível com a sua fome. Somente Deus pode suprir as suas necessidades existenciais. Só o verdadeiro evangelho de Cristo possui todos as vitaminas, proteínas e carboidratos que você precisa para crescer forte e saudável. Se sua alma está faminta, não saia por aí em busca de qualquer porcaria. Alimente-se do evangelho: só ele pode saciar a fome da sua alma.

...Pense nisso!